Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE ESPERMOGRAMA DE PACIENTES COM NODULO TESTICULAR DETECTADO EM CLINICA DE FERTILIDADE EM CAXIAS DO SUL (RS) ENTRE 2002 A 2019

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

Introdução: A infertilidade, ainda que associada ao aparecimento de tumores de testículo, é uma das menos frequentes manifestações clínicas relacionadas ao diagnóstico desses. O presente estudo avaliou o perfil seminal de pacientes que tiveram nódulo testicular detectado durante consulta em uma clínica de fertilidade.

Objetivos: Analisar o perfil seminal de pacientes com nódulo testicular detectado em clínica de fertilidade em Caxias do Sul (RS), no período entre 2002 a 2019.

Métodos: Análise retrospectiva do banco de dados de um único centro de reprodução humana em Caxias do Sul (RS), contendo informações de 8913 pacientes avaliados durante o período entre 2002 a 2019.

Resultados: De um total de 8913 pacientes, foram analisados os espermogramas de 13 indivíduos que buscaram atendimento por desejo de engravidar, onde na ocasião foi detectada a presença de nódulo testicular por meio de exame físico, confirmado posteriormente por ultrassonografia e marcadores tumorais. A idade dos indivíduos selecionados variou de 29 a 36 anos (média 31±2,3). A concentração de espermatozoides variou de azoospermia em 5 pacientes até 128,5 milhões por ml (média 51,3±34,7). A motilidade total variou de 0% a 47% (média 26,3±18,6). A motilidade rápida variou de 0% a 36% (média 18,8±13,4). A morfologia estrita variou de 0% a 5% (média 3,3±1,4). O volume seminal variou de 1,5 ml a 5,7 ml (média 2,9±1,9). Todos os pacientes foram referenciados ao urologista para posterior tratamento cirúrgico.

Conclusões: A análise seminal dos indivíduos investigados variou desde azoospermia até exame seminal normal. O exame físico é de fundamental importância para detecção da presença ou não de tumores de testículo em pacientes que estão sendo investigados para infertilidade.

Palavras Chave

Fertilidade, Nódulo testicular, Espermograma

Área

Câncer de Testículo

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Ricardo Algayer Vitiello, Vittoria Dreher Longo, Eleonora Bedin Pasqualotto, Fábio Firmbach Pasqualotto