Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA NO RASTREAMENTO DE PROSTATA EM PACIENTES PSQUIATRICOS

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

OBJETIVOS
Comprovar que os pacientes psiquiátricos merecem a mesma a atenção dedicada a sociedade comum.
INTRODUÇÃO
A neoplasia de próstata representa um sério problema de saúde pública no Brasil, em função de suas altas taxas de morbidade e mortalidade.
No que tange ao paciente psiquiátrico, o movimento da reforma psiquiátrica no Brasil, na década de 70, trouxe entre outras coisas, uma nova ética na assistência do doente mental.
METODOLOGIA
O trabalho foi desenvolvido nas dependências no Centro de Reabilitação de Casa Branca, nos anos de 2017 e 2018, com a população masculina psiquiátrica local, envolvendo um numero total 389 pacientes. Destes, os que apresentassem algum tipo de alteração, seja PSA elevado e/ou toque retal alterado, foram encaminhados para biópsia de próstata
RESULTADO
A faixa etária observada no trabalho apresentou mediana de 69 anos. Para os valores de PSA, a mediana encontrada foi de 5,55 (4,6 – 7,9) ng/mL. Do universo de 389 pacientes, apenas 29 foram submetidos a biópsia de próstata.
Obtivemos em anatomopatológicos, sete casos positivos para adenocarcinoma de próstata, com gleasons que variaram de 3+3 até 3+4. Os casos positivos foram devidamente estadiados com cintilografia óssea e tivemos apenas um caso um positivo para metátese óssea. Os sete casos com tumor localizado com radioterapia e um único caso com tumor avançado foi encaminhado para bloqueio hormonal.
CONCLUSÃO
Concluímos, desta forma que o paciente psiquiátrico, muitas vezes marginalizado e quase sempre com enfoque restrito aos seus distúrbios mentais, está também exposto aos mesmos riscos que a população masculina comum.
Neste trabalho comprovamos que o doente psiquiátrico tem incidência e prevalência de câncer de próstata, com índices muito próximos a outros grupos masculinos submetidos a screening de próstata. Portanto este tipo de paciente, merece a mesma atenção dedicada a sociedade comum, devendo ser devidamente rastreados, em campanhas preventivas, evitando aparecimento de doença avançada, com maiores gastos no tratamento de complicações junto as instituições.

Palavras Chave

Neoplasia, Psiquiátrico, Próstata

Área

Câncer de Próstata Localizado

Instituições

Universidade do Vale do Sapucaí - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

Gutemberg Adrian Oliveira, Yara Souza Oliveira