Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RESULTADO ONCOLOGICO E FUNCIONAL DE LONGO PRAZO NO TRATAMENTO PERCUTANEO GUIADO POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TUMORES RENAIS LOCALIZADOS COM CRIOABLAÇAO. RELATO DO PRIMEIRO CASO REALIZADO NO ESPIRITO SANTO.

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

Introdução: Atualmente o tratamento padrão ouro para as neoplasias malignas do rim é a nefrectomia parcial. A crioablação, método percutâneo guiado por Tomografia Computadorizada (TC), possui menores taxas de morbimortalidade, menor tempo de internação e menor risco de transfusão sanguínea, com resultados oncológicos e funcionais semelhantes à cirurgia.
Objetivos: Demonstrar a factibilidade, resultados funcional e oncológico de longo prazo no primeiro paciente tratado com este método ablativo no Espírito Santo.
Métodos: Estudo retrospectivo (relato de caso), através da análise do prontuário médico, banco de dados laboratoriais e de imagem disponíveis no Hospital Santa Rita de Cássia.
Resultados: Paciente de 62 anos deu entrada no Pronto Socorro (PS) do Hospital Santa Rita de Cássia em abril de 2014 com dor abdominal. Realizado TC de abdome evidenciou se um tumor gástrico e um nódulo sólido hipervascular no terço inferior do rim direito medindo 3,2 cm. Após o tratamento e recuperação do tumor gástrico optou-se pela crioablação para tratar a neoplasia renal. A crioablação foi realizada em janeiro de 2015. Sua taxa de filtração glomerular (TFG) era de 110 mL/min/1,73 m². A lesão era de 2,4 x 2,1 x 2,7 cm localizada no terço inferior do rim direito, exofítica, com escore nefrométrico de RENAL de 7 pontos, considerado de média complexidade. Recebeu alta na manhã do dia seguinte com menos de 24 horas após o procedimento, em bom estado geral, sem dor, sem hematúria e com TFG mantida. O anatomopatológico evidenciou carcinoma renal de células claras Furhman 2. Manteve se em seguimento oncológico periódico. Não foi evidenciado complicações imediatas ou de longo prazos relacionados ao método, manteve sua função renal estável e não apresentou recidiva local, nem metástases a distância da doença durante o seguimento de 5 anos, última consulta em janeiro de 2020.
Conclusões: A técnica é uma excelente alternativa ao padrão ouro de tratamento, podendo-se destacar: menores riscos de complicações, menor tempo de internação, retorno precoce às atividades e caráter menos invasivo. A crioablação percutânea, neste paciente, foi efetiva do ponto de vista funcional, mantendo a taxa de filtração glomerular ao longo do seguimento, assim como do ponto de vista oncológico já que não houve sinais de recidiva local ou doença a distância até o presente momento.

Palavras Chave

CRIOABLAÇÃO; CRIOCIRURGIA; NEOPLASIAS RENAIS

Área

Câncer de Rim

Instituições

Faculdade Brasileira - Multivix - Espirito Santo - Brasil, Hospital Santa Rita de Cássia - Espirito Santo - Brasil

Autores

Amanda Machado Aarão, Lara Dalla Bernardina Passamani, Luiza Mocelin Dias Coelho, Milena Magalhães Lopes Gonçalves, Luiz Sérgio Pereira Grillo, Carlos Henrique Junior Segall