Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA COMPLEXIDADE DE TUMORES RENAIS POR NEFROMETRIA (R.E.N.A.L SCORE) COM IMAGENS DE TC E RNM VERSUS IMAGENS DE MODELOS DE RECONSTRUÇAO 3D.

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

INTRODUÇÃO: Com o maior acesso da população aos exames de imagem, o diagnóstico dos tumores renais passou a ser realizado em estágios cada vez mais precoces. Fez-se necessário a popularização de tratamentos alternativos à nefrectomia radical, para evitar o supertratamento. A nefrectomia parcial ganhou forças. Foram então desenvolvidos sistemas de nefrometria para predizer a factibilidade da nefrectomia parcial. Supõe-se que o RENAL score avaliado em reconstruções tridimensionais seja mais favorável à realização de nefrectomia parcial em detrimento as avaliações feitas a partir de imagens simples de tomografia ou ressonância.
OBJETIVOS: Avaliar se a reconstrução tridimensional a partir de imagens de tomografia ou ressonância pode alterar a percepção do R.E.N.A.L score e, consequentemente, interferir na possibilidade de se realizar a nefrectomia parcial.
MÉTODOS: O estudo foi realizado com base em análise de imagens simples de tomografia ou ressonância, e após reconstrução tridimensional de pacientes com nódulos renais.O estudo foi conduzido a partir de oito exames de tomografia/ressonância e as respectivas reconstruções tridimensionais de diferentes pacientes. Cada exame foi avaliado por cinco radiologistas e cinco urologistas.As avaliações das imagens simples de tomografia ou ressonância foram feitas sem identificação dos pacientes e em ordem diferente das reconstruções tridimensionais.
RESULTADOS: O estudo incluiu oito pacientes com tumores renais que tiveram suas tomografias e reconstruções tridimensionais avaliadas por 5 radiologistas e 5 urologistas. Houve diferença estatística do RENAL score em 3 pacientes, sendo este menor nas reconstruções tridimensionais. A diferença estatística foi observada em tumores de complexidade intermediária, sugerindo que para estes tumores a reconstrução tem papel mais importante na tomada de decisão pela nefrectomia parcial.
CONCLUSÕES: A nefrectomia parcial ganha papel de destaque no cenário atual do tratamento do câncer renal.É clara a importância de tecnologias que facilitem a realização deste procedimento. Sabemos que a reconstrução tridimensional dos exames de imagem é de grande valia para melhor planejamento da nefrectomia parcial. Com esse estudo, podemos ver que a reconstrução 3D pode alterar a percepção do RENAL score pelos avaliadores, tendo diferença estatística em tumores de complexidade intermediária.

Palavras Chave

Câncer; Rim; Nefrectomia: RENAL score: Reconstrução; tridimensional

Área

Câncer de Rim

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceara - Brasil

Autores

TADEU J F L CAMPOS, MARCOS F H ROCHA, LUCAS DE OLIVEIRA LIMA, PLINIO H F LEANDRO, ALYSSON SALES MELO, Ítalo S Sampaio, Lucas De Araújo Aquino, Francisco E de V FILHO, Antonio Danilo Mourao Neto