Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

METASTASE CEREBELAR DE ADENOCARCINOMA DE PROSTATA

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

INTRODUÇÃO
A invasão tumoral do sistema nervoso central secundária à CaP é de ocorrência rara, e, trata-se de complicação tardia em pacientes com metástase à distância. Em raros casos, é comum que o paciente apresente doença metastática por muitos anos antes das manifestações cerebrais.
RELATO DE CASO
Paciente de 65 anos com PSA total de 5,19 ng/mL, PSA livre de 1,50 ng/mL e relação livre/total de 28% . Ultrassom transretal da próstata com biópsia em sextante evidenciando adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3) em fragmentos da região média e base do lobo direito, e Gleason 7 (3+4) em região média e ápice do lobo esquerdo.
Submeteu-se à prostatectomia radical laparoscópica. Laudo anatomopatológico da peça cirúrgica de adenocarcinoma acinar usual em ambos os lobos, Gleason 8 (3+5). Níveis de PSA indetectáveis até o nono mês do pós-operatório (PO). Recidiva bioquímica com PSA de 0,20 ng/mL , a partir do décimo mês do PO.
Bloqueio hormonal com Bicalutamida, 1 comprimido ao dia e radioterapia pélvica conformacional (70 Gy), PSA de 0,74 ng/mL aos 18 meses do tratamento oncológico, quando realizado PET-CT PSMA com evidência de lesão nodular cerebelar. Ressecção cirúrgica da lesão. Estudo imunohistoquímico evidenciando adenocarcinoma cribiforme metastático com origem em próstata. Tratamento complementar com Radioterapia Esteriotáxica Craniana (SRS) com dose de 1800cGy, em uma fração associado a bloqueio hormonal com Acetato de Gosserrelina 10,8 mg, a cada 90 dias.
Controles com PSA e Ressonância Nuclear Magnética (RNM) até o presente momento, com normalização dos níveis plasmáticos de PSA, e RNM sem evidências de recidiva tumoral.
Conclusão:
Ressalta-se a importância do controle clínico- laboratorial do paciente portador do CaP, assim como, da relevância da realização do PET-CT PSMA, quando da recidiva bioquímica, sobretudo nos casos de hormônio-resistência, com fins de detecção precoce de metástase (s) e tratamento correlato.

Palavras Chave

câncer de próstata, prostatectomia radical, metástase cerebral

Área

Câncer de Próstata Metastático

Instituições

Faculdade de Medicina Presidente Antônio Carlos - Minas Gerais - Brasil, Hospital Monte Sinai - Minas Gerais - Brasil

Autores

Lara Bastos Spinelli Pinto, Ana Paula Barros Guaraciaba, Giovanna Pereira Neiva Boechat da Rocha, Olamir Rossini Junior, Leonardo Cunha Dentz, Luis Henrique Abad, Anuar Ibrahim Mitre, Murilo Spinelli Pinto