Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TUMOR DE WILMS EM ADULTO: RELATO DE CASO

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

Introdução: O tumor de Wilms é o tumor renal maligno mais comum na criança. Sua apresentação em adultos é rara. Atualmente, há relato de aproximadamente 250 casos de tumor de Wilms em adultos, a incidência neste grupo situa-se em torno de 1% do total de casos.

Método: Relato de caso e revisão bibliográfica

Apresentação do caso e discussão: Relata-se neste trabalho um novo caso em paciente do sexo masculino, 18 anos, com histórico de dor lombar direita e hematúria. A ressonância nuclear magnética de pelve demonstrou volumosa lesão expansiva com epicentro no terço médio do rim direito. Tomografia computadorizada de tórax com múltiplos nódulos esparsos pelo parênquima pulmonar, sugestivos de implantes secundários. Foi realizada nefrectomia radical direita e o estudo anatomo-patológico com imuno-histoquimica, que confirmaram o diagnóstico de nefroblastoma (Tumor de Wilms) em estágio IV.

Comentários finais: Embora se tenha conseguido uma boa resposta com os esquemas de tratamento quimioterápicos atuais, estudos mostram que o prognóstico do tumor de Wilms em adultos é inferior quando comparado ao pediátrico, o que pode estar relacionado ao fato de se tratar de uma doença rara com diagnóstico tardio.

Palavras Chave

Nefroblastoma; Tumor de Wilms em adulto; Nefrectomia

Área

Tumores Raros

Instituições

Hopsital Regional do Oeste - Santa Catarina - Brasil, Universidade Federal da Fronteira Sul - Santa Catarina - Brasil

Autores

Bruno Vinicius Duarte Neves, Marcelo Zeni, Mario De sampaio Goto, Lia Regina de Sampaio, Vanessa Dias, Filipe Tognet, Guilherme Humberto Schmidt Probst