Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MARCAÇAO PERCUTANEA GUIADA POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE LINFONODOS PELVICOS PSMA POSITIVOS COM CARVAO COLOIDAL – OTIMIZANDO A LOCALIZAÇAO CIRURGICA DA LESAO-ALVO

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

Introdução:
O câncer de próstata é a neoplasia não cutânea mais comum entre os homens no mundo ocidental. Recidiva locorregional pode se dar por linfonodos pélvicos, geralmente identificados em exames de corpo inteiro, como a tomografia por emissão de pósitrons (PET-TC) com 68GA - PSMA, recentemente disponível em alguns centros. A linfadenectomia de salvamento foi proposta em pacientes com nódulo único e recidiva bioquímica após o tratamento definitivo do tumor primário. Esta estratégia pode fornecer resposta bioquímica, no entanto, o achado intra-operatório do linfonodo alvo pode ser desafiador.

Objetivo:
Descrever técnicas de injeção percutânea de carvão coloidal para diagnóstico de recidiva linfonodal de câncer prostático. É objetivado discutir vantagens dessa técnica, ainda não tão implementada, por meio de elucidação dos sucessos vistos neste ensaio pictórico.

Métodos:
Neste ensaio pictórico serão apresentados quatro casos de injeção percutânea de carvão coloidal guiada por TC em linfonodos pélvicos positivos ao PET-TC com 68 GA-PSMA, mostrando aspectos técnicos, anatômicos e de segurança, além de achados cirúrgicos pós procedimento.

Resultados:
O carvão coloidal tem sido utilizado há mais de 15 anos para a marcação de câncer de mama, mas o seu uso no diagnóstico de recidiva linfonodal de lesões prostáticas é ainda incipiente. Em todos os casos descritos neste ensaio pictórico a injeção do carvão coloidal foi bem tolerada, sendo encontrada no intraoperatório dentro ou ao redor dos gânglios linfáticos PSMA positivos que foram removidos com sucesso.

Conclusão:
A injeção percutânea guiada por TC de carvão coloidal em linfonodos pélvicos PSMA positivos é segura e eficaz, auxiliando a identificação em ressecção cirúrgica subsequente.

Palavras Chave

Câncer de Próstata; Marcação Percutânea; Carvão Coloidal

Área

Câncer de Próstata Localizado

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - Sao Paulo - Brasil, Universidade Cidade de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Ricardo Azze Natel de Almeida, Vitória Nestlehner Spinola, Isabela Fernandes Locci, Patrícia Martins Fogli, Katia Pinheiro de Souza, Juliano Ribeiro Andrade, Miguel José Francisco Neto, Marcos Roberto Gomes de Queiroz, Rodrigo Garcia Gobbo, Antonio Jr Rahal