Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO ENTRE CRIOABLAÇAO PERCUTANEA E NEFRECTOMIA PARCIAL

Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões

Introdução
O maior uso de exames de imagem abdominal tem ocasionado um aumento da incidência de pequenos tumores renais (SRTs). O tratamento padrão-ouro para essas massas é a nefrectomia parcial (NP). Não obstante, alguns pacientes não são candidatos ideais para a NP, devido a uma variedade de fatores. Por isso, a crioablação percutânea (PRCA) e a ablação por radiofrequência, procedimentos pouco invasivos, surgiram como métodos alternativos.

Objetivo
Elucidar os benefícios PCRA em comparação com a nefrectomia parcial.

Métodos
Foi realizada uma busca na base de dados eletrônica PubMed, usando como descritores as palavras “cryoablation” e “partial nephrectomy”. Inicialmente foram encontrados e selecionados 10 artigos, dos quais 7 foram descartados com base nos títulos.

Resultado
Recentemente, vários relatórios sugeriram resultados oncológicos comparáveis entre as técnicas de PRCA e NP em paciente com SRTs. Para tratamento, é preciso analisar as seguintes variáveis: tamanho do tumor, número de nódulos e localização. Em SRTs com tamanho entre 2 e 4 cm, foi percebida a PRCA como técnica de menor efetividade, quando comparada com a NP. Em contraste, para SRTs menores do que 2 cm, a relação entre esses dois procedimentos se mostrou inconclusiva.
No que concerne aos benefícios da PRCA sobre a NP, podem ser citados preservação da função local e renal, menor taxa de hospitalização e menor custo.

Conclusão
Embora o tratamento padrão-ouro para SRTs seja NP, a PCRA tem se mostrado uma alternativa sólida à técnica convencional, uma vez que apresenta uma série de benefícios para o paciente. Ainda assim, cada caso deve ser avaliado individualmente para a escolhe final do tratamento.

Palavras Chave

Crioablação Percutânea; Nefrectomia Parcial; Tumores Renais.

Área

Câncer de Rim

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - Sao Paulo - Brasil, Universidade Cidade de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Ricardo Azze Natel, Marília Missiano de Carvalho, Débora Vilins, Ana Beatriz Lima Resende, Gabriella Rodrigues Cascão, Aline Sampaio Gouvea, Guilherme Cayres Mariotti, Antonio Jr Rahal, Guilherme Moratti Gilberto, Rodrigo Gobbo Garcia