WhatsApp

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA DE MUNDO REAL: TRATAMENTO DO CANCER DE PROSTATA AVANÇADO EM UM HOSPITAL DO SISTEMA PUBLICO DE SAUDE BRASILEIRO .

Resumo

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: O Câncer de Próstata (CaP) é o 2º tipo de neoplasia mais diagnosticado entre os homens no Brasil e no mundo, constitui a 2ª causa de morte por câncer na população masculina. Pela relevância socioeconômica da doença, nossa pesquisa teve por objetivo descrever o cenário de um hospital público brasileiro no que tange ao tratamento do Câncer de próstata avançado.MÉTODOS: Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo e observacional realizado a partir de dados obtidos por meio da análise de prontuários eletrônicos de pacientes seguidos em um ambulatório de Uro-Oncologia em um Hospital Terciário do SUS do estado de São Paulo entre janeiro de 2015 e abril de 2023. Foram incluídos pacientes com Câncer de Próstata em uso de alguma modalidade de Bloqueio Hormonal e nos seguintes cenários: localmente avançado, recidiva bioquímica, metastático sensível a castração, não metastático resistente a castração e metastático resistente a castração. RESULTADOS: Dos 147 pacientes em uso de alguma modalidade de bloqueio hormonal, 37 não preencheram os critérios de inclusão, sendo então selecionados 110 pacientes para análise. Dentre eles, 48 (43,6%) apresentavam CaP Metastatico Sensível a Castracao, 18 (16,4%) tinham CaP Metastático Resistente a Castracao, 40 (36,5%) tinham Recidiva Bioquimica ou eram Localmente Avancado e 4 (3,6%) tinham CaP Não Metastaticos Resistente a Castracao. A média do PSA inicial foi de 89 ng/mL. Quanto a classificação de ISUP, os pacientes foram classificados da seguinte forma: 22 (20,2%) como ISUP 1; 21 (19,3%) como ISUP 2; 23 (21,1%) como ISUP 3; 30 (27,3%) como ISUP 4; 13 (11,9%) como ISUP 5. Quanto a abordagem terapêutica, 41 pacientes (37,3%) foram submetidos a Prostatectomia Radical, 24 (21,8%) a Radioterapia (RT) como Tratamento Local, 31 (28,2%) a RT como Tratamento Adjuvante ou de Resgate e 17 (15,5%) a Quimioterapia. Todos estavam em realização de bloqueio hormonal, mas 26 (23,6%) cessaram após Orquiectomia e, dos demais, 13 (5,5%) estavam em uso de Antiandrogenicos de nova geração (Abiraterona, Apalutamida e Enzalutamida). CONCLUSÃO: Este trabalho descreveu o perfil de morbidade dos pacientes com CaP avançado e as modalidades terapêuticas a que foram submetidos em um hospital terciário do SUS do Estado de São Paulo. Tendo em vista a prevalência da doença, tais dados são relevantes para fomentar discussão sobre custo-efetividade do tratamento desta patologia considerando-se também gestão de gastos em saúde pública.

Área

Câncer de Próstata Metastático

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

PALOMA MENEZES DE SOUZA, ANDRE CLAUDIO ROCHA, GABRIELA OLIVEIRA BAGANO, IGHOR PEREIRA INOCENCIO OLIVEIRA, VINICIUS LANZA RIZZO, RAUL CAETANO BRAGA SIMÕES, JOSE HENRIQUE GONÇALVES DE TOLEDO, HENRIQUE ASSIS DE OLIVEIRA, MATHEUS FIGUEIREDO SILVA, LUIS CESAR ZACCARO DA SILVA