WhatsApp

Dados do Trabalho


Título

METASTASES ATIPICAS DA NEOPLASIA DE PROSTATA. UM DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DESAFIADOR

Resumo

O câncer de próstata é o segundo mais incidente e o quinto em mortalidade na população masculina mundial segundo a OMS. Este padrão se repete na população brasileira.
A recorrência pode ocorrer em 30 a 50% dos casos tratados com propostas curativas em até 10 anos.
Até 17% dos pacientes são diagnosticados com doença metastática. As rotas preferenciais de disseminação são bem descritas, seguindo uma via ascendente da região pélvica para o retroperitônio passando pelos linfonodos ilíacos comuns. As metástases as classificadas como regionais ou à distância, conforme o acometimento esteja abaixo ou acima da bifurcação das artérias ilíacas comuns. O esqueleto é um sítio frequente de metástases, podendo o acometimento ósseo chegar a 90% nos pacientes diagnosticados com doença metastática.
Até 15% dos homens podem apresentar metástases atípicas ao diagnóstico, sendo estas as que ocorrem em locais diferentes dos ossos e linfonodos regionais.
Foi realizada busca na base de dados MEDLINE, com os descritores “atypical metastasis” e "prostate cancer”, selecionado o intervalo de tempo de 2003 a 2023, obtendo 132 resultados. Foram excluídos os que não versavam sobre apresentações atípicas de adenocarcinoma de próstata em humanos, sendo contemplados 31 artigos.
Estes artigos somam 33 casos de pacientes com média de 1,1 casos por estudo. A média de idade dos pacientes foi de 66,15 (±9,59) anos, sendo o mais jovem com 40 anos e o mais velho 86 anos. 42,4% do casos eram de tumores primários e 57,6% foram recidivas. A dosagem do PSA teve média de 3749 ng/mL
As análises relativas à escala Gleason demonstraram 3 casos com score era de 3+3, 4 casos de 3+4, 2 de 4+3, 5 casos com somatória 8, 3 casos 4+5, 4 casos 5+4 e um único casos 5+5.
Houve 75% de invasão tumoral local e 25% sem. As metástases ósseas concomitantes foram observadas em 43,3%. Quanto aos sítios, os linfonodos não pertencentes ao território de drenagem são mais frequentemente acometidos, havendo acometimento cerebral em 3 casos. Regiões como reto, pele, peritônio, e esfenóide contam com 2 casos cada. Também foram demonstrados casos em ureter, pulmão, osso navicular, calcanhar, adrenal, olho, pleura, sulco olfatório, fígado, pâncreas, mandíbula, rim e medula óssea com 1 caso.
Por se tratar de um câncer frequente, as metástases em sítios atípicos são estatisticamente relevantes, sendo importante o médico especialista não suspeitar de sua ocorrência diante de paciente com história pregressa ou atual da doença.

Área

Câncer de Próstata Metastático

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da santa casa de São Paulo - São Paulo - Brasil, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LAÍSE MARINE MOURA DE SOUSA, ISADORA PESSO, LUCAS RISERIO FERNANDES, RONI DE CARVALHO FERNANDES, FABIANA TOLEDO BUENO PEREIRA, LUIS GUSTAVO MORATO DE TOLEDO