ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS


ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS

a. Formato: O resumo deve ser confeccionado em Word for Windows, com fonte Arial, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas, parágrafo justificado, contendo, no máximo, 2.500 caracteres, contados os espaçamentos.

b. Formas de Submissão: Os resumos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

c. Ordem dos Tópicos: Título: Deve claramente definir o tópico do trabalho e não conter abreviações; Nome dos (as) Autores (as): Deve constar o nome e sobrenome completos dos autores e as iniciais dos nomes do meio. Deve-se sublinhar o autor que irá apresentar o trabalho. Separar nomes dos autores por ponto e vírgula (;). Instituição: Local e nome da instituição ou Serviço onde foi realizado o trabalho. Incluir cidade e Estado entre parênteses. Usar letra itálica, podendo conter abreviaturas. Resumo: deverá ter, no máximo, 2.500 caracteres, incluindo todos os itens recomendados abaixo. Não serão incluídos nesta contagem de linhas o título, os nomes de autores e da instituição. O texto deverá conter a seguinte sequência: - Introdução: apresentação sumária do assunto; - Objetivos: devem expressar o que os autores desejam provar / comprovar; - Métodos: usar este termo em todos os tipos de pesquisa; - Resultados: apresentar apenas os mais importantes e significativos; - Conclusões: devem ter relação com os objetivos. Não serão aceitos resumos sem resultados claros. A abreviação somente deverá ser usada quando a palavra aparece mais de duas vezes no texto e deve ser indicada entre parênteses, ao lado da primeira aparição do termo a ser abreviado. Os resultados poderão ser apresentados em tabelas e gráficos, mas devem ser claros e autoexplicativos. Drogas devem ser apresentadas com o termo genérico e não com o nome de propriedade. Na apresentação de relatos de casos, eles deverão estar estruturados em: apresentação do caso, discussão e comentários finais.

d. Fonte de financiamento: O financiamento para pesquisa deve ser indicado na página "Fonte de financiamento". Caso não haja, o termo "Nenhum" deve ser selecionado. Isto é requerido no processo de submissão. e. Conflito de interesse: Todos os autores devem demonstrar os conflitos de interesse, se existentes. Essa informação é obrigatória para que se complete a submissão do resumo do trabalho. f. Lista de Tópicos: Autores devem selecionar o tópico (apenas um) a que o resumo pertence. g. Palavras-chave: Os autores deverão selecionar um máximo de três palavras-chave que melhor descrevam o assunto do trabalho. Apresentação sob a forma de PÔSTER não-comentado Orientações gerais: Os pôsteres deverão ser afixados no dia, hora e local informados no e-mail do aceite. Não haverá apresentação dos pôsteres. Os autores serão responsáveis tanto pela sua colocação quanto pela retirada na área de exposição do evento. Características: Dimensões: 1,20 m (altura) x 90 cm (largura).  Elaboração: Utilizar tipo de letra que permita a leitura a 1 m de distância; centralizar, no topo, o título do trabalho, os nomes dos autores e as instituições; Material: confeccionar em lona e com barbante para ser pendurado no local de exposição.