Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

NEFROURETERECTOMIA RADICAL: IMPACTO DA TECNICA DE EXCISAO DO CUFF SOBRE A RECIDIVA VESICAL NA NEOPLASIA DO TRATO URINARIO SUPERIOR

Resumo

Introdução: Apesar da Nefroureterectomia com retirada do Cuff vesical ser um tratamento bem consolidado para a neoplasia do trato urinário superior, a recidiva vesical ainda ocorre de forma frequente no seguimento, e permanecem dúvidas sobre a influência da técnica de retirada do cuff em relação a este tema.

Objetivo: Avaliar se há diferenças nos resultados oncológicos da nefroureterectomia radical conforme a retirada do cuff vesical, especificamente a taxa de recidiva vesical.

Pacientes e métodos: Estudo retrospectivo que analisou prontuários de pacientes submetidos à Nefroureterectomia Radical por neoplasia do trato urinário superior entre 03/2010 e 10/2020, no Hospital do Servidor Público Estadual-HSPE, sendo avaliado o manuseio do ureter distal: transperitoneal - extravesical x endovesical.

Resultados: 46 pacientes foram incluídos no estudo, sendo 32 submetidos à técnica transperitoneal, e 14 à técnica endovesical, com uma idade média de 70,2 anos. Em relação ao local do tumor, 29 eram somente em pelve renal (63%), 10 somente em ureter (21,8%) 7 com acometimento em pelve renal e ureter simultaneamente (15,2%). No seguimento, houve uma recidiva vesical de 28,2%, com maior prevalência no grupo da técnica endovesical (42,8% x 21,8%) sobre a transperitoneal, mas sem significância estatística, e maior associação com acometimento do ureter proximal.

Conclusões: Este estudo não evidenciou diferenças com significância estatística na influência da técnica de excisão do cuff sobre a recidiva vesical, sendo associado somente o acometimento do ureter proximal com este desfecho. Entretanto houve uma aparente tendência de maior recidiva vesical na técnica endovesical (42,8% x 21,8%), necessitando de maior amostra para confirmação e relevância estatística.

Palavras Chave

Nefroureterectomia Radical, Cuff vesical, recidiva vesical, Neoplasia do trato urinário superior

Área

Tumores Raros

Instituições

Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSPE - SP - São Paulo - Brasil

Autores

MATHEUS DEL GRANDI SPONTÃO, RENATO PANHOCA, LUIS AUGUSTO SEABRA RIOS, WAGNER APARECIDO FRANÇA, ADOLFO DAVID DE BRITO, BRENNO IVO SOARES SANTOS, GUSTAVO DE BARROS PENA RIBEIRO PAIVA