Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA NO TRATAMENTO CIRURGICO DE PACIENTES COM CANCER DE BEXIGA EM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Resumo

Introdução: A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) influenciou no acompanhamento de pacientes que necessitam de tratamento cirúrgico. Houve mudança de prioridade, ou seja, os recursos humanos, médicos e paramédicos estão sendo orientados para atendimento de pacientes infectados. Nesse contexto, a rotina de cirurgias em geral poderia ser afetada.

Objetivos: Investigar impacto da pandemia no tratamento cirúrgico de pacientes com câncer de bexiga em hospital universitário.

Métodos: Foram estudados um total de 271 procedimentos cirúrgicos de pacientes urológicos com câncer de bexiga realizados no período de janeiro/2019 a dezembro/2020 em hospital universitário situado no Interior do Estado de São Paulo.

Resultados: Foram encontrados um total de 136 ressecções endoscópicas vesicais em 2019 e 135 em 2020. Observa-se que aproximadamente não houve alteração apesar da pandemia em 2020.

Conclusões: Os resultados sugerem que as manifestações clínicas em pacientes com câncer de bexiga agilizam a busca por atendimento médico de urgência, necessitando de abordagem cirúrgica. Vale ressaltar que devido a existência de protocolos de biossegurança, o impacto da pandemia não interferiu no diagnóstico e tratamento dessa neoplasia.

Palavras Chave

câncer; bexiga; cirurgia; COVID-19

Área

Câncer Bexiga

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto / FAMERP / SP - São Paulo - Brasil, Hospital de Base de São José do Rio Preto / FUNFARME / SP - São Paulo - Brasil

Autores

LUÍS CESAR FAVA SPESSOTO, FERNANDO NESTOR FACIO JÚNIOR, ANA CLARA NAGLE SPESSOTO, MARIA FERNANDA WARICK FACIO, GUSTAVO COLOMBO CABRINI, EDUARDO SÔNEGO DE TOLEDO, LEONARDO VOLANTE DE ALMEIDA, ERIC MARTINEZ LINO, ANDRÉS MENACHO ABULALARACH, VINÍCIUS PEREIRA PERASSOL