Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA NO TRATAMENTO CIRURGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIAS MALIGNAS RENAIS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Resumo

Introdução: Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) diversos efeitos negativos foram registrados tanto em pacientes como no atendimento ambulatorial e hospitalar. Nesse contexto, pacientes urológicos com neoplasias malignas também apresentaram medo, insegurança e angústia devido à possibilidade de contaminação.

Objetivos: Investigar impacto da pandemia no tratamento cirúrgico de pacientes com neoplasias malignas renais em hospital universitário.

Métodos: Foram estudados um total de 157 procedimentos cirúrgicos de pacientes urológicos com neoplasias malignas renais realizados no período de janeiro/2019 a dezembro/2020 em hospital universitário situado no Interior do Estado de São Paulo.
Resultados: Foram encontrados um total de 96 procedimentos cirúrgicos em 2019 e 61 em 2020, evidenciando uma diminuição de 38,85% na quantidade de nefrectomias realizadas.

Conclusões: Os resultados mostram que houve redução considerável na quantidade de cirurgias uro-oncológicas em pacientes com neoplasias malignas renais no ano da pandemia (2020). Apesar da existência de protocolos de biossegurança e a continuidade no tratamento cirúrgico garantida pela instituição hospitalar, o impacto da pandemia pode piorar o prognóstico desses pacientes.

Palavras Chave

câncer; urologia; cirurgia; COVID-19

Área

Câncer de Rim

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto / FAMERP / SP - São Paulo - Brasil, Hospital de Base de São José do Rio Preto / FUNFARME / SP - São Paulo - Brasil

Autores

LUÍS CESAR FAVA SPESSOTO, FERNANDO NESTOR FACIO JÚNIOR, ANA CLARA NAGLE SPESSOTO, MARIA FERNANDA WARICK FACIO, ANDRÉS MENACHO ABULALARACH, MÁRCIO GATTI, GERMANO JOSÉ FERRAZ DE ARRUDA, JOSÉ GERMANO FERRAZ DE ARRUDA , PEDRO FRANCISCO FERRAZ DE ARRUDA, VINÍCIUS PEREIRA PERASSOL