Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DOR NO POS OPERATORIO E ASPECTOS CIRURGICOS A PARTIR DE DOIS DIFERENTES METODOS ANESTESICOS EM PACIENTES SUBMETIDOS A PROSTATOVESICULECTOMIA RADICAL PARA TRATAMENTO DE NEOPLASIA MALIGNA DE PROSTATA

Resumo

Introdução: Para tratar o carcinoma localizado de próstata, a prostatovesiculectomia radical, nos dias atuais, é utilizada como o método terapêutico mais eficaz. Para realizar a prostatovesiculectomia radical, a anestesia é essencial para bloquear ou temporariamente remover a sensibilidade à dor, visto que ela gera uma ausência de consciência reversível.
Objetivos: Comparar a dor no período pós-operatório a partir de dois diferentes métodos anestésicos em pacientes submetidos à prostatovesiculectomia radical para tratamento de neoplasia maligna da próstata.
Métodos: Trata-se de um ensaio clínico prospectivo, randomizado, cego, realizado com homens acometidos por adenocarcinoma de próstata e que foram submetidos a tratamento cirúrgico de prostatovesiculectomia radical no Hospital Regional Do Oeste, em Chapecó. O protocolo de avaliação consistiu em comparar dois grupos de pacientes submetidos a tipos diferentes de anestesia, um grupo recebeu somente anestesia geral e o outro anestesia geral com raquianestesia. Após, houve o preenchimento de um questionário com dados pré-operatórios, cirúrgicos e pós-operatórios. O pesquisador que aplicou o questionário e realizou a análise dos dados foi cegado para o tipo de anestesia utilizado.
Resultados: No total, obteve-se um N de 50, sendo 25 pacientes em cada grupo. Ao questiona-los sobre a dor 15 minutos após a prostatovesiculectomia, em uma escala de 0 a 10, o grupo que recebeu anestesia geral e raquianestesia apresentou uma mediana igual a 4 e o grupo que recebeu somente anestesia geral apresentou uma mediana igual a 5. Após 60 minutos, 6 horas, 12 horas, 24 horas e 48 horas os grupos apresentaram medianas iguais.
Conclusões: Concluiu-se que não há diferença de dor significativa entre os grupos. Os resultados ainda são preliminares.

Palavras Chave

prostatovesiculectomia radical; câncer de próstata; dor pós-operatória

Área

Câncer de Próstata Localizado

Instituições

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Santa Catarina - Brasil

Autores

GUILHERME WICKERT, HENRIQUE ALEXANDRE GRIGOLO, MARCELO ZENI