Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

NEFRECTOMIA POR LOMBOTOMIA CLASSICA EM NEOPLASIA RENAL: VIVENCIA DE 38 CASOS

Resumo

Introdução: Os rins podem ser área de diversos tipos de lesões tumorais, tanto malígnas como benígnas. A nefrectomia radical tem sido o tratamento cirúrgico mais utilizado para o cancro do rim localizado.
Objetivo: Traçar o perfil dos pacientes com diagnóstico de tumores renais submetidos a tratamento cirúrgico, avaliando parâmetros epidemiológicos, clínicos e histopatológicos.
Métodos: Foram analisados, retrospectivamente, 38 pacientes com diagnóstico de tumor renal, que foram tratados através de cirurgia na Santa Casa de São João da Boa Vista SP, no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2021.
Resultados: Todos pacientes foram submetidos a nefrectomia radical por lombotomia clássica com anestesia geral, sem intercorrências. A média de tempo cirúrgico foi de 1 hora e 15 minutos e a média de internação foi de 4 dias. Apenas 3 casos necessitaram de transfusão sanguínea e 4 casos necessitaram de UTI. Dentre os pacientes analisados haviam 28 mulheres (74%) e 10 homens (26%), com faixa etária de 42 a 74 anos. Foram 25 (66%) pacientes com queixa de dor lombar e hematúria e 13 (34%) casos absolutamente assintomáticos com apenas achados de exame de imagem de massa tumoral. Em estadiamento tiveram 18 casos de tumor em lobo médio, 10 casos de tumor em lobo superior e 8 casos de lobo inferior. O tamanho das lesões tumorais deste estudo variou de 3 a 7 cm, com média de 4cm, sempre restritos ao rim. No anátomo patológico as lesões se confirmaram localizadas, restritas as rim, sem sinais de comprometimentos extrarrenal, sendo 22 casos T1AN0M0 e 16 casos T1BN0M0. O tipo histológico de todos os casos foi de carcinoma de células claras.
Conclusão: A nefrectomia radical em neoplasia renal localizada, em tumores até 7 cm, ainda é uma proposta técnica cirúrgica muito usada e viável em serviços dos SUS, em hospitais onde não se tem o recurso de videolaparoscopia. Esta técnica executada, com perícia e prudência, baseando em estadiamentos rigoros, apresenta ótimos resultados pós operatórios e intra operatórios, com sucesso de tratamento.

Palavras Chave

Nefrectomia radical. Lombotomia clássica. Neoplasia renal.

Área

Câncer de rim

Instituições

Centro Universitário das Faculdades Associadas – UNIFAE - São Paulo - Brasil

Autores

GUTEMBERG ADRIAN DE OLIVEIRA, YARA SOUSA OLIVEIRA